V-Twin Forum banner

Regulador de tensão ruim?

34K views 22 replies 11 participants last post by  bigbadal  
#1 · (Edited)
Ok, estou um pouco envergonhado de perguntar isso, pois minha especialidade é a área elétrica. Eu praticamente sei a resposta, mas quero alguma confirmação sobre algo que nunca vi antes.

'97 FXDWG, acabou de ter o motor reconstruído - funcionando como um sonho com 1.600 milhas desde a reconstrução. Eles notaram seções muito queimadas no estator, então colocaram um novo estator. Em 10 anos, nunca tive nenhum problema elétrico.

Algumas semanas após a reconstrução, minha bateria HD de 2 anos e meio morre - tensão, mas sem amperagem de partida. Típico de uma célula morta ou célula em curto. Eu mantenho a bateria em um Battery Minder quando a moto está parada, mas ando o ano todo e não a guardo.

Recebi uma bateria HD nova há uma semana. Em algum momento - não me lembro quando - lembro-me de ler 16v enquanto o motor estava funcionando quando estava verificando a voltagem por algum motivo. Me surpreendeu, me assustou, mas parecia ser intermitente, e quando verifiquei a voltagem mais tarde com o motor funcionando, estava novamente em 14v.

Hoje, depois de mais de 3 horas de pilotagem, noto que a caixa da bateria está quente como o inferno. NUNCA aconteceu isso. A temperatura hoje foi de 75 e estávamos a 45 - 55 mph o dia todo em estradas secundárias. Então noto um cheiro de enxofre. Parada curta, o motor liga imediatamente. 15 milhas depois, estou em casa e noto que não apenas a caixa da bateria está muito quente para tocar, mas gotas de líquido estão saindo da caixa e um vapor visível da bateria.

Eu vou reiniciar o motor - ouço o relé de baixa tensão clicando e coloco um medidor nele - com o motor DESLIGADO, a voltagem da bateria é 14. Não é normal. Durante as tentativas de partida, a voltagem cai para 6v.

Outra bateria morta - só que agora estou pensando que um regulador ruim está matando minhas baterias com sobretensão.

Então, a última evidência confirmadora é que AMBOS os elementos da lâmpada do farol estão queimados. Sobretensão faria isso e quase nada mais. Sim, eu estava usando farol alto hoje ocasionalmente.

Nunca ouvi falar de um regulador Harley fazendo isso. Todo problema de regulador que vi é falha do regulador e falha em fornecer voltagem suficiente - não voltagem demais.

Alguém mais já teve isso?

O novo estator poderia ter danificado o regulador e, em caso afirmativo, como?

Eu não quero colocar uma bateria nova e destruir uma terceira.

Eu não quero substituir a bateria E o regulador e descobrir que o problema está no estator ......

Colocando um voltímetro na moto com bateria nova para que eu possa monitorar as coisas de perto ......

Qualquer informação é apreciada ......

GN

#2 ·
O filamento queimado me faz pensar em sobretensão, devido a um mau regulador de voltagem.

A leitura de 14 volts logo após ligar a moto pode não significar nada, espere uma hora. Aumentando a rotação, você não deve ultrapassar cerca de 14,4. O problema é que isso não exclui problemas intermitentes.

Os reguladores de voltagem são um ponto fraco para as Harleys. Substituindo-o, você está em vantagem, exceto gastando dinheiro. Eu, pessoalmente, não tenho problemas em substituir peças antigas por novas.

O problema de monitorar isso ainda é fritar outra bateria cara.

Eu queria colocar bons voltímetros digitais em minhas motos e ATVs. Eles podem te dizer muita coisa.

#3 ·
O filamento queimado me faz pensar em sobretensão, devido a um mau regulador de voltagem.

A leitura de 14 volts logo após ligar a moto pode não significar nada, espere uma hora. Acelerar não deve ultrapassar cerca de 14,4. O problema é que isso não descarta problemas intermitentes.

Os reguladores de voltagem são um ponto fraco para as Harleys. Substituí-lo, você está em vantagem, além de gastar dinheiro. Eu, pessoalmente, não tenho problemas em substituir peças velhas por novas.

O problema de monitorar isso ainda é fritar outra bateria cara.

Eu queria colocar bons voltímetros digitais em minhas motos e ATVs. Eles podem te dizer muito.
Então você já viu isso antes em Harleys? Eu nunca vi isso em nada.

Alguém faz uma boa substituição de estado sólido?

GN

#4 ·
Pare ser uma boa substituição de estado sólido - alguém já usou isso?

#6 ·
jmelin - sim, eu sabia o que era imediatamente.

Tenho cerca de 10 fatos que indicam que um regulador ruim está sobrecarregando/sobretensão. Tudo se encaixa.

Trabalho com chaves há mais de 50 anos e nunca vi isso.......

#7 ·
Eu tive uma lâmpada queimada e substituí por Cycle Electric. Tinha 45.000 km, então pensei que era melhor nova. Eu estava tendo alguns problemas estranhos com a ignição do mercado de reposição. Tive que conectar a moto de partida original e depois colocá-la de volta.

A moto é uma 97, os reguladores de voltagem são um problema nas Harleys. As baterias são caras. As ignições também. Também é um problema substituir cada lâmpada.

Percebo que é mais fácil gastar o dinheiro de outras pessoas.

#8 ·
Se você é eletricista, tem as ferramentas para verificar o sistema de carregamento. Por que não começar por aí?? Verifique o estator, verifique a saída do estator e, em seguida, verifique a saída do regulador para a bateria. Verifique se os aterramentos estão bons, um sistema Harley carrega continuamente, quando a bateria atinge a carga máxima, o excesso de eletricidade não utilizada é desviado para a estrutura.
Você está pulando para o final, em vez de verificar o sistema. Diagnostique o problema. Você é eletricista e este é um problema elétrico.
Pegue o manual, o procedimento está lá.

#11 ·
Se você é eletricista, tem as ferramentas para verificar o sistema de carregamento. Por que não começar por aí?? Verifique o estator, verifique a saída do estator e, em seguida, verifique a saída do regulador para a bateria. Verifique se os aterramentos estão bons, um sistema Harley carrega continuamente, quando a bateria atinge a carga máxima, o excesso de eletricidade não utilizada é desviado para a estrutura. Você está pulando para o final, em vez de verificar o sistema. Diagnostique o problema. Você é eletricista e este é um problema elétrico. Pegue o manual, o procedimento está lá.
Eu sou um mestre eletricista preguiçoso....LOL. Só queria evitar o trabalho de todos esses testes.......como eu disse, a saída do regulador geralmente era normal, mas intermitentemente atingia 16v.......problemas intermitentes são os mais difíceis de diagnosticar. E eu já vi muitos reguladores/recs falharem, mas nunca vi um falhar para alta tensão.......GN

#9 ·
Olá meu Amigo, o seu timing é PERFEITO...acabou de acontecer com a minha 08 rocker, exatamente o mesmo, farol e tudo... Pensei que fosse a bateria, original...acabei de rodar uns minutos, então espero não ter danificado minha bateria nova...o mesmo problema...luzes idiotas dizendo a este idiota que ele não gosta...LOL. Acabei de receber meu novo regulador, que acho que é o problema, colocando-o amanhã. Comprei um novo estator também, só para não ficar preso se eu estiver errado. Estou no processo de fazer alguma manutenção séria em tudo o que provavelmente vai me deixar na beira da estrada, 47k...tenho um monte de viagens programadas este ano. Comprei Cycle Electric. Avise-me se o regulador resolver. Boa sorte.

#10 ·
Eu tive um problema semelhante há dois anos. A bateria estava sobrecarregando. Volts, mas sem amperes. A bateria estava empurrando até 15+ V. Resumindo. Os fios do estator haviam entrado em curto na caixa, onde eles passam para o plugue. Além disso, o regulador/retificador estava ruim. Não sei qual causou qual, mas executei as verificações de diagnóstico de acordo com o manual e o problema estava lá. Então, foi um novo regulador/retificador. Estator e duas baterias novas para corrigir o problema. Mas a pior parte de tudo foi que eu estava em uma viagem no N.H. quando isso aconteceu e eu precisava de uma injeção de ânimo todas as manhãs dos meus amigos HONDA e até hoje ele me lembra disso!

#13 ·
É um problema elétrico. Você é eletricista?? Sou um técnico mestre da Harley, boa parte da minha experiência é em eletrônica, basta tirar o pó do velho multímetro Fluke, colocar o manual na sua frente, o teste levará 10 minutos, e você saberá se tem uma falha de componente e qual é, uma falha como a sua pode ser um sistema funcionando corretamente e um aterramento quebrado/danificado/ausente.
OU, você pode adivinhar, jogar peças e dinheiro nele, perder a pilotagem e, talvez, quando estiver na sua segunda rodada de peças novas, você o testará.
Eu não entendo ter as ferramentas e o conhecimento para testá-lo, e ignorar tudo isso para adivinhar como consertá-lo. Ao longo dos anos, vi tantas pessoas fazendo a mesma coisa, isso me deixa perplexo. Se eu estivesse quebrado na beira da estrada, eu iria com a melhor suposição, mas em nenhum outro cenário eu o testaria.
Boa sorte com a moto.

#14 ·
Existem diferentes tipos de eletricistas com diferentes conjuntos de habilidades.

Eu trabalhei fazendo reformas em casas antigas, algumas novas e um pouco comerciais. Tínhamos um fluke na van, e não tenho certeza se alguma vez o liguei.

Então comecei a trabalhar em fábricas, eles são bons em solucionar problemas. Então comecei a fazer projetos em fábricas/plantas. Esses caras são bons em dobrar conduítes.

Minha área agora é solucionar problemas, depois que a construção termina. O que eu gosto.

#15 ·
Você pode testar a saída do estator em CA. Em teoria, o regulador de voltagem deve limitar a saída CC. Não sei se há um limite para isso, no entanto. O que é bom, com o que eu faço, é que posso ligar para o fabricante e eles geralmente querem ajudá-lo a consertar as coisas e dar-lhe especificações. Duvido que você obtenha esse suporte da Harley. Não tenho certeza se você pode ligar para a Bosch para isso. Não ficaria surpreso se eles não pudessem falar sobre isso.

O que eu não gosto é como parte do manual de solução de problemas da Harley é escrito de forma simples. Eu não sou fã de usar luzes de teste, em vez de um medidor.

#16 ·
Isso não se aplicará completamente à sua situação, mas os resultados finais provavelmente serão os mesmos.

Eu estava tendo problemas com o meu velocímetro morrendo, caindo para 0 mph em velocidade, e a janela do hodômetro ficando em branco. Se eu pegasse no ponto certo, eu veria a luz do motor piscar um número indeterminado de vezes. Era tão intermitente que demorei um pouco para ver um episódio completo. Eu tenho uma ignição Crane na minha moto, então os diagnósticos são diferentes do ECM original. Parece que este HI-4TC mata o sinal para o velocímetro para que ele possa enviar um código de diagnóstico quando um problema surge. Finalmente progrediu ao ponto de colocá-lo no dinamômetro do meu amigo para simular um passeio e conectar um DVM à bateria para que eu pudesse observar quando isso acontecia. Depois de cerca de 5 minutos subindo e descendo, eu consegui o velocímetro morto e quando olhei para o multímetro, ele subiu para 17,8 volts ao mesmo tempo em que caiu para 0 mph. Eu também identifiquei que estava piscando 5 vezes, o que significa alta voltagem da bateria. Um novo regulador de voltagem e sem problemas desde então. Pelo menos não o mesmo problema.

Este regulador foi uma substituição de cerca de 5 ou 6 anos atrás. A primeira vez que tirei a bateria da moto. Eu tive um inferno para conseguir reconectar o terra à bateria quando ela estava montada na moto e ela se soltou e matou o VR. Eu aprendi a deixar o terra conectado à bateria e desconectar a extremidade aparafusada ao quadro.

Você está recebendo algum código? Eu não tenho uma ignição HD original em nenhuma das minhas motos nos últimos 20 anos, então eu não poderia te dizer o que procurar. Eu gosto da maneira como a Crane apontou o problema, muito simples e faz sentido quando eu descobri o que estava fazendo.

#17 ·
Isso não se aplicará completamente à sua situação, mas os resultados finais provavelmente serão os mesmos.

Eu estava tendo problemas com o meu velocímetro morrendo, caindo para 0 mph em velocidade, e a janela do medidor de viagem ficando em branco. Se eu pegasse no ponto certo, eu veria a luz do motor piscar um número indeterminado de vezes. Era tão intermitente que demorei um pouco para ver um episódio completo. Eu tenho uma ignição Crane na minha moto, então os diagnósticos são diferentes do ECM original. Parece que este HI-4TC mata o sinal para o velocímetro para que ele possa enviar um código de diagnóstico quando um problema surge. Finalmente, progrediu a ponto de eu colocá-lo no dinamômetro do meu amigo para simular um passeio e conectar um DVM à bateria para que eu pudesse observar quando isso acontecia. Depois de cerca de 5 minutos funcionando para cima e para baixo, eu consegui o velocímetro morto e quando olhei para o multímetro, ele atingiu 17,8 volts ao mesmo tempo em que caiu para 0 mph. Eu também identifiquei que estava piscando 5 vezes, o que significa alta voltagem da bateria. Um novo regulador de voltagem e sem problemas desde então. Pelo menos não o mesmo problema.

Este regulador foi uma substituição de cerca de 5 ou 6 anos atrás. A primeira vez que tirei a bateria da moto. Eu tive um inferno para reconectar o fio terra à bateria quando ela estava montada na moto e ele se soltou e matou o VR. Eu aprendi a deixar o fio terra conectado à bateria e desconectar a extremidade aparafusada ao quadro.

Você está recebendo algum código? Eu não tenho uma ignição HD original em nenhuma das minhas motos nos últimos 20 anos, então eu não poderia te dizer o que procurar. Eu gosto da maneira como a Crane apontou o problema, muito simples e faz sentido assim que eu descobri o que estava fazendo.
Sim, meu velocímetro estava fazendo a mesma coisa... luzes piscando bonitas e tudo... Espero que meu novo regulador que estou colocando quando tiver um minuto este fim de semana o conserte... se não, eu tenho um estator pronto para rolar... Agora, para me motivar... depois de beber uma boa cerveja...

#18 ·
Sim, quando o meu regulador avariou, o meu velocímetro ficou maluco e perdi algumas lâmpadas, verifiquei a voltagem com a mota a funcionar e era quase 20!